ovinhos de giz de cera

Comentários 7 Padrão

Sábado eu postei duas imagens no Instagram (@casacomamor) que despertaram curiosidade em algumas pessoas, então eu achei que seria legal fazer um post rapidinho sobre as lembrancinhas de Páscoa que fizemos para os amiguinhos da escola neste final de semana.

pascoa 61Desde que minha primeira filha aprendeu a segurar um giz de cera, já se foram muitas e muitas caixinhas e giz soltos, que vieram de brinde em restaurantes, revistinhas, lembrancinhas em aniversários, ou que foram compradas. Giz de todos os tamanhos e cores que na grande maioria das vezes acabam quebrados em toquinhos sem utilidade.

E eu fui guardando, guardando, até que um pote se encheu e mais um, e mais outro.

Então, semana passada, passeando numa lojinha xing-ling, vi pra vender forminhas de silicone para chocolate com forma de ovinhos de Páscoa. E tive a ideia de transformar aqueles giz todos em ovinhos de giz para os coleguinhas da escola dos filhotes. As forminhas custavam baratinho, o giz eu já tinha, então o custo seria mínimo e o presentinho diferente.

Sábado eu peguei todo meu estoque de restos de giz e comecei a separar por cores: todos os tons de verde, todos os tons de azul e roxo, vermelhos com laranjas e bordôs, todos os tons de rosa e “cor de pele” (não gosto dessa definição), pretos com marrons e amarelos com brancos. Feito isso, comecei a picar todos os giz, o que chamou a atenção das crianças, que quiseram ajudar.

pascoa 111

pascoa 101

pascoa 91Depois de tudo picadinho, foi só distribuir nas forminhas e levar ao forno, e o resultado ficou bem legal:

pascoa 81

pascoa 71

Como eu errei a conta, achando que oitenta ovinhos seriam suficientes, e acabaram faltando dois, ontem a noite eu fiz esses dois e fotografei o processo pra mostrar pra vocês como é simples.

Depois de separar o giz de cera por cores, e picar em pedacinhos, tem que encher bem cada ovinho e colocar no forno já quente (180 graus).

pascoa 11Um dos segredos é não deixar muito tempo no forno, senão sua casa vira uma fumaceira, e o giz se separa muito, deixando uma camada transparente na parte de baixo que não colore. Então são poucos minutinhos, só para pegar bem o desenho da forminha.

pascoa 121Tira do forno e deixa descansar um pouco, uns cinco minutinhos, para dar uma primeira esfriada e endurecer um pouco. Depois disso leva ao freezer, por uns 15 minutos, e os giz estão prontinhos!

pascoa 141

pascoa 151Aqui em casa nós fizemos dois giz para cada amiguinho, e então colocamos em saquinhos plásticos.

pascoa 51

Eu fiz tags com coelhinhos, que prendemos com twine, e usamos como embalagem os mesmo saquinhos kraft de sempre, fechados com washi tape.

pascoa 21

pascoa 41E prontinho! Lembrancinhas para 41 crianças, com custo baixíssimo!

pascoa 131Uma dica pra agilizar o processo, enquanto uma fornada está derretendo (eu comprei duas forminhas de dez ovinhos cada), descansando e congelando, eu fui picando as outras cores, assim foi tudo bem tranquilo, deve ter levado pouco mais de duas horas pra fazer os 80 ovinhos de giz.

E você? Já transformou seus restinhos de giz em alguma coisa? Que tal aproveitá-los nesta Páscoa?

Uma ótima semana pra você!

Lahna :)

7 comentários sobre “ovinhos de giz de cera

  1. Amei a ideia, mto bacana! Os ovos ficaram mto fofos! Pena que eu jogo todos os toquinhos de giz de cera aqui de casa, acho que teríamos mtos potes por aqui também… :( Mas vou começar a guardar, fica a dica para uma lembrancinha futura!

    Curtir

  2. Que legal! Eu ja tinha visto isso no pinterest, mas nunca tinha visto ninguem que tivesse feito pra contar se dava certo. Foi uma otima ideia. Eu tenho que organizar as atividades de pascoa das criancas por aqui e essa lembrancinha seria perfeita se eu nao tivesse organizado a caixa de giz de cera da minha filha nas ferias de fim de ano (ah, nao!). Ah, eu ensinei minha filha a chamar a cor “de pele” de pessego ;).

    Curtir

  3. Que ideia massa, Lahna! Assim que meu sobrinho começar a usar giz de cera, vou guardar os toquinhos para colocar esse trabalho em prática. Obrigada por compartilhar :)

    Curtir

  4. Adorei a ideia Lahna. Você é sempre muito criativa! Pode nos dizer aproximadamente quanto tempo você deixou no forno? Obrigada!

    Curtir

Tem algo para comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s