guirlandinha de origami

Comentários 7 Padrão

Resolvi fazer uma guirlandinha de origami para um quarto que estou decorando, que me pareceu fácil e simples de fazer.

Mas veja bem, só pareceu.

Não que ela seja difícil, mas para o meu nível de habilidade foi complicado, viu?

Então, se você também quiser tentar, aí vai um tutorial, explicando bem direitinho o passo a passo:

1) Corte retângulos de papel de scrapbook no tamanho 9 x 15 cm. Você pode fazer a guirlanda com 8, 10, 12 ou até 14 retângulos de papel.

2) Escolha dois desenhos de papel bem contrastantes. Metade dos retângulos será de um desenho e a outra metade de outro (estes desenhos que escolhi são frente e verso do mesmo papel).

3) Pegue um pedaço de papel e dobre ao meio, pelo comprimento.

4) Depois dobre ao meio novamente, na largura.

5) Desfaça a última dobra.

6) Use a marca da dobra desfeita para dobrar metade do papel em diagonal para baixo (a abertura fica virada para baixo).

7) Faça a mesma coisa com a outra metade, tomando cuidado para que as duas pontas do papel fiquem do mesmo comprimento.

8) Vire o papel.

9) Dobre a ponta de fora de um dos lados, para dentro.

10) E faça a mesma coisa com a outra ponta.

11) Dobre toda esta parte de baixo para cima, formando um triângulo.

12) E dobre este triângulo ao meio, com as pontas para dentro, formando um triângulo menor.

Você então vai estar com uma das partes da sua guirlandinha pronta. Ela fica um triângulo perfeito, com um lado com duas pontas e o outro lado com um “envelopinho”.

Antes de continuar, vou fazer uma pausa pra explicar que, o papel que eu escolhi é péssimo pra fazer origami. Ele marca muito a cada dobra e fica com as pontinhas despedaçadas, o que aparece especialmente na cor escura.

Para resolver este problema, eu resolvi usar uma carimbeira de cor marrom, em todos os cantos. Eu achei que ficou até mais legal, no fim das contas, com o efeito da carimbeira (você encontra várias cores em qualquer loja de materiais para scrapbook).

Enfim, se você quiser fazer usando a carimbeira também, antes de começar a dobrar, esfregue a carimbeira em todas as extremidades do seu retângulo de papel, nos dois lados.

No lado que será o verso do papel você “pinta” uma área maior nas duas extremidades menores (veja na segunda das fotos abaixo).

Depois a regra é: cada dobra feita deve ser esfregada com a carimbeira.

Conseguem perceber a sombrinha marrom em todos os cantos? É o efeito carimbeira.

Bem, até aí é bem fácil, toma um tempinho pra fazer todas as partes, mas é super simples e a gente pega o jeito rapidinho.

O problema é transformar tudo isso numa guirlanda perfeitamente redonda.

Então vamos continuar, falando agora da parte complicada.

13) Pegue uma das partes e pressione levemente, para abrir o envelopinho.

14) Pegue outra parte (lembre de intercalar os desenhos) e insira o lado de duas pontas, dentro do envelopinho.

15) Faça isso com todas as partes, já procurando formar algo parecido com um círculo e cuidando pra que todas fiquem com as pontas sempre na mesma direção.

16) Quando você terminar de encaixar todas as partes (eu fiz com 14), você terá algo mais ou menos assim. Provavelmente vai estar meio torto, como na foto.

Eu tentei de todas as formas possíveis e imagináveis deixar o centro disso mais parecido com um círculo, mas é claro que quando você puxa daqui, solta de lá, né?

17) O jeito que eu encontrei foi usar uma forma circular para ajudar a definir o centro e ao mesmo tempo deixar mais ou menos todas as partes com a mesma distância entre elas.

É difícil encontrar algo que tenha o tamanho exato. Aqui foi um pote onde eu tinha acabado de comer doce de leite (gorda).

Também é importante que, quando você for ajustar uma parte, segure a parte imediatamente anterior com a outra mão, senão tudo se mexe e você tem que começar tudo de novo.

Bem, eu demorei em torno de uma hora pra fazer as partes todas e acho que pelo menos duas horas tentando ajeita-las no formato da guirlanda. Tem que ter paciência, ok?

Aí veio outro desafio: como colar? Porque no tutorial que eu usei não deixa muito claro como colar as partes sem destruir o que você levou horas pra arrumar.

Mas eu achei um jeitinho:

18) Com um lápis, marque exatamente o local onde uma parte se encaixa na outra. Mas marque todas as partes antes de começar a colar, ok?

19) Pingue uma gotinha de cola branca dentro dessa marca, encaixe novamente (apertando daquele jeito pra abrir o envelopinho um pouco) e segure pressionando um pouquinho pra cola secar.

Se sair o excesso de cola, é só limpar com um lencinho.

Tem que repetir isso com todas as partes, obviamente, e depois deixar tudo quietinho um tempo, pra secar.

Não se preocupe com o risco de lápis ou o excesso de cola, porque depois que a guirlanda estiver pronta eles não aparecem mais, e ainda você pode usá-la do outro lado, que não vai ter nada disso.

O resultado final aqui ficou assim:

guirlanda, origami, papel, scrapbook, tutorial, passo a passo, diy, how to, wreath, paper

Bem bacaninha, né?

Agora uma dica: quando for escolher o papel, prefira um não tão grosso (o meu era difícil de dobrar) e de preferência que tenha algum tipo de laminação, pois assim você não vai ficar com os defeitinhos e precisar usar a carimbeira pra disfarçar os rasguinhos nos cantos.

Quanto mais contraste entre os dois tipos de papel que você escolher, mais lindo vai ficar (mas claro que eles tem que se complementar, né gente?).

Ah, e ela fica pequena, viu? A minha ficou com 18 cm de diâmetro.

Pra quem quiser ver o tutorial que eu usei, o link é este aqui. Na verdade a guirlandinha original é um ornamento natalino, pra pendurar no pinheirinho, mas use a imaginação e coloque naquele cantinho que está precisando de uma cor, que tal?

Me avise se você se aventurar, e venha me contar se pra você também foi tão difícil quanto foi pra mim essa parte de encaixar as partes juntas, tá bom?

Té mais.

:)

7 comentários sobre “guirlandinha de origami

  1. Eu estive em uma loja hoje onde lembrei de voce. Monte de papeis e coisas bonitas de arts & crafts, preco nada mais de $ 2.00. Ate peguei 3 items para voce, mas nao sei de niguem que esta indo para o Brasil.

    Lori

    Curtir

  2. Acredita que eu tbm fui numa loja ultima 5a feira e soh lembrei de vc???
    Tudo sobre “craftagem”…vc ia pirar.
    Ateh eu me inspirei e resolvi, finalmente, colocar a maozinha e pezinho de gesso que eu fiz do Pietro quando ele tinha 3 semanas em um quadrinho.
    Foi meu 1o projeto, entao jah digo que nao ficou perfeito nem maravilho. Mas dah pro gasto, ateh eu me inspirar de novo e refazer.
    Vou te mandar a foto.

    Ah, tbm me inspirei pra fazer as lembrancinhas do aniversario do Pietro,. Quando acabar tudo te mando as fotos :o)

    Beijos

    Curtir

  3. q coisa mais linda é essa guirlanda!! (e todas as outra tb, claro…rsrs)
    Sou apaixonada com trabalhos manuais, e onde eu morava (Goiânia) tinha muuuitas lojas… ia fazer um curso de scrap lá, mas aí veio a transferência do meu esposo e me mudei aqui pro sul, mais exatamente Carazinho-RS, onde não tem NADA pra esse tipo de trabalho. Você tem algum site que recomenda para comprar os materiais de scrap? Mas q seja em português, pois sou uma negação no inglês…
    Obrigada!!!

    Curtir

  4. Gostei da guirlanda. Mas eu faço com meus alunos usando 82 origami fica muito linda, usa-se papel dobradura que facilita

    Curtir

  5. Pingback: o quarto de “menino grande” – parte 2 | Casa com Amor

Tem algo para comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s