matemática aplicada à decoração

Comentários 16 Padrão

Finalmente, na semana passada, consegui um tempo para encomendar a decoração de um quarto de menina que estou fazendo. Achei que essa tarefa de passar tudo pra costureira ia tomar o mesmo tempo que sempre toma, umas duas horas, mas desta vez foi um pouco mais complicado.

Fui na terça-feira, joguei todos os meus tecidos lindos na mesa, expliquei todas as minhas idéias para ela, conversamos, matutamos, mas saí de lá sem nada, com o coração meio apertado e tarefa de casa: comprar tecidos lisos para intercalar com os estampados e fazer contas, muitas contas.

A parte dos tecidos até que foi simples. Fui numa loja no centro e achei rapidinho 5 cores de tricoline que casavam super bem com as estampas.

Já a parte das contas… ai, ai.

Veja bem, pirei que a colcha tinha que ter os tecidos todos montados em blocos, depois que vi esta almofada em alguma loja da Etsy (não consigo achar o link, sorry):

Passei o desenho destes blocos pro papel e levei pra costureira. Mas na hora de transformar isso aí numa colcha, não foi tão simples como eu imaginava. Então, quando voltei pra casa, comecei tudo de novo e desenhei a colcha inteirinha, inspirada pela almofada, mas sem me prender ao desenho específico destes blocos. Foi o maior raciocínio matemático que desenvolvi nos últimos tempos, mas acabou que deu certo.

Voltei lá na quinta-feira e conseguimos construir o nosso quebra-cabeças de tecidos, (que eu acho que vai ficar lindo, mas como sempre, tenho que esperar 45 dias pra ver) então estava resolvida a colcha.

Mas isso não foi nada. Por que eu quando encasqueto com uma idéia, sou difícil de largar dela. E eu cismei que eu quero uma tenda pra garotinha deste quarto.

Como qualquer criança da idade dela, ela ama cabanas. Se eu tivesse uma no meu quarto quando era pequena, ia achar incrível. E como o quarto dela estava ficando muito “mocinha”, eu decidi que teria a tal da tenda pra dar um ar mais infantil e divertido pro cantinho dela. Uma tenda de bambolê.

Como assim? Assim:


Pesquisei muito e achei esta uma solução super simples, já que a estrutura dela é basicamente um bambolê e tecido. Mas apesar de ser simples, não é assim tão simples, porque na hora de fazer a coisa, o povo que mete a mão na máquina de costura não costuma gostar de nada muito diferentão e novo, afinal é mais confortável ficar dentro do padrão, né?

É possível comprar um molde pela internet (um molde físico mesmo, em papel, em inglês), mas o molde é da tenda do meio. E eu não gosto dela, acho muito produzida e cheia de balangandãs. Quero uma coisa mais simples e singela, como as outras duas, e até achei um tutorial, mas era muito ruinzinho e com resultado bem capenguinha, daí não rolou.

Então, quando cheguei na terça-feira na costureira, estava só com um bambolê na mão e uma idéia na cabeça, e ela me olhou como se eu estivesse falando em Na’vi (aquele idioma do povo azul de Avatar).

Voltei pra casa com mais contas pra fazer, principalmente da parte do “telhado”, e mesmo depois de muito quebrar a cabeça, não consegui uma solução boa o suficiente. Quando voltei lá na quinta não chegamos a conclusão nenhuma e eu acabei saindo de lá super desanimada, achando que realmente não ia ter tenda nenhuma.

Mas como sou brasileira e não desisto nunca, voltei lá na sexta e insisti até encontrarmos um jeitinho de fazer esse treco funcionar. Tudo bem que os tecidos não vão ser usados como eu queria, a tenda é praticamente toda branca com o telhado todo rosa, mas é melhor que não ter tenda, né?

Agora preciso torcer pra ficar bom, por que essas coisas experimentais nem sempre dão certo, e se ficar uma coisinha feia eu não vou usar, que me conheço muito bem.

Então temos encomendados: a colcha, as almofadas, a tenda e o forrinho do cesto de roupas. E tudo vai ser lindo (vai sim, vai sim).

Olha ali no finzinho da seqüência de tecidos, que vou usar um poquitinho de grilô. Acho tão fofo! E aí está o modelo da cama, que fui espiar esses dias e está ficando linda!

Ainda temos mais alguns pepinos pela frente, como a saia da cama que é uma incógnita pra mim e pra costureira também. A cama de ferro, que ia ficar pronta em 30 dias e até agora nada (já se passaram mais de 60 dias) deve ser entregue na semana que vem, e só depois que ela estiver aqui é que vamos poder decifrar o enigma da saia.

O armário da Tok Stok ainda está desmontado, veio com defeito, deu briga e tudo mais pra trocar e acho que finalmente amanhã o técnico vai vir até aqui substituir a peça que está com as medidas erradas.

Enfim, devagar as coisas vão se ajeitar. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

:)

16 comentários sobre “matemática aplicada à decoração

  1. Como sempre muitas idéias legais. Sabe q essa coisa da tenda tb estão nos meus planos aqui né?? Mas como são 2 meninos, os planos são para deixar os 2 no mesmo quarto (q já tem 2 camas, duas colchas iguais) e fazer o quarto de bb atual, virar quarto de brinquedo e bagunças afins (q tem nos planos muitas prateleiras coloridas e baixas, tenda, aquário, mini biblioteca, pufes e no futuro TV para videogame). Na minha cabeça ele tá lindo e perfeito, mas tenho certeza q teremos muitas mudanças de planos até lá. Mas planejar é tão bom né?? Olha essa coisa de fazer a tenda bambolê dá muito certo, meu pai já fez algo parecido pra gente. Mas plástico em cima não rola, principalmente pra criança viu?? eles penduram no negócio e cai tudo. Ele mandou fazer de ferro na época. O tecido era algo meio acetinado, mas na parte q ficava no bambolê tinha um reforço grosso, não sei dizer de q material. Ah, e tinha muito tecido de sobra, exatamente para não dar defeito qdo fechava (o nosso dava para movimentar o tecido pra abrir ou fechar). Brincamos tanto ali, saudades…

    Curtir

  2. lendo a sua aventura na costureira, lembrei da minha mãe!
    Ela é uma super costureira, e teve uma época que as clientes chegavam lá em casa com uma foto de revista, e falava: Eu quero assim oh!!!!!
    E minha mãe ficava lá, matutando, matutando, até conseguir fazer, e fazia, dava certo e tal, a cliente ficava feliz!
    Te garanto que se vc estivesse aqui, ela ia aderir total o desafio da tenda!
    Tenho certeza que vai ficar tudo lindo! Vc tem muito bom gosto!
    Bjks

    Curtir

  3. linda a idéia da tenda com o bambolê. No quarto da Isa tem uma tenda também, mas em cima da cama. Não fiz com bambolê, usei um varão fino de cortina da mesma largura da cama. Pro quartinho ficar pronto só faltam as cadeirinhas de uma mesinha redonda que eu encasquetei que tinha que ter. E ela adora… é nessa mesinha que ela brinca de chá com as bonecas, além de pintar e bordar nela!

    Bjs!

    Curtir

  4. Tem o contato dessa Rita?! Quero uma tenda dessas para minha varanda (não cabe no quartinho da minha peq) para além de alimentar a criatividade dela, protegê-la do sol!!! Obrigada!

    Curtir

  5. Acabei de descobrir o seu blog e estou rindo porque estou fazendo a mesma coisa….reformando o quarto da minha filha de 6 anos e querendo colocar uma tenda para dar um ar menos mocinha. Estava pensando em algo com menos tecido usando lycra tensionada, tipo aquelas decoraçoes de festa. Maria Fernanda é alergica e tenho receio do pó. Se vc puder me enviar um email podemos trocar idéias. S.f.pierotti@uol.com.br. Silvia

    Curtir

  6. Olá bom dia! Gostaria muito de obter o contato da costureira que fez a cabana para você ou que me indicasse algum local que venda pronta. Obrigada e boa semana :).

    Curtir

    • Oi Carolina,
      Infelzimente não poderei te ajudar.
      A costureira que fez pra mim não quer mais fazê-las, e eu não sei onde encontrar pronto.
      Mas procure o post “A tal da tenda” e veja se não consegue encontrar uma costureira que siga aquelas dicas.
      :)

      Curtir

  7. Olá,
    parabéns pelo blog!
    Você poderia passar o molde para a gente tentar com outra costureira ou dar o endereço do site onde podemos conseguir o molde, por favor.
    Obrigada!
    Bjo

    Curtir

  8. Eu me apaixonei pela cama. Gostaria de consigo comprar pela internet, li que foi com serralheiro, eu moro no interior, só para eu ter uma referência de valor, quanto custa maios ou menos?
    Parabéns tudo lindo e charmoso !
    Meu email é ju.lins77@gmail.com

    Curtir

Tem algo para comentar?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s