olimpíadas de quintal

Comentários 13 Padrão

Então… já tá feio, né? Eu sei. O blog tá mucho largadão, coitado.

Mas hoje tem post, pelo menos. Então vamos falar sobre uma festoca supimpa. :)

Filhota fez sete anos (pausa para respirar fundo, S-E-T-E, gente… clichêzão, mas passa rápido demais), e ela continua com aquela mania linda de não gostar de nenhum personagem desse mundo, o que pra mim é muito legal porque eu não me inspiro muito pra fazer festa de personagem.

Verdade que nós tivemos sorte, que a febre da Elsa começou um pouco depois do aniversário de 5 e acabou um pouco antes do de 6 (ufa!) e que eu realmente achei que este ano a festa seria de Shopkins, mas essa paixão fulminante também acabou bem a tempo.

Então, conversando com ela, o que eu percebi é que, mais do que o tema da festa, o importante pra ela é ter uma festa que seja divertida pra todo mundo. Ela adorou a Festa Musical e sempre diz que os amigos amaram e falam até hoje de como foi legal, então a gente resolveu seguir nessa mesma linha: primeiro pensar nas atividades e partir daí pra criar a festa toda.

E eu contei pra ela como a gente se divertia com as gincanas quando éramos crianças. Ela ficou super interessada, e eu contei da corrida de saco, da corrida de ovo na colher e de tantas outras brincadeiras que aconteciam enquanto a gente comia canudinho recheado com maionese e bolo empacotado no papel alumínio (alô anos 80). Fizemos as contas das crianças da família, dos vizinhos super amigos e decidimos que ela ia escolher oito amigas da escola pra participar também.

Ela amou a ideia. E na mesma hora que ela topou, eu sabia exatamente quem eu tinha que chamar pra fazer essa bagunça toda ser ainda melhor, e no mesmo dia liguei pro Tio Hélio Girafa, que eu conhecia apenas pela fama de melhor recreador do universo (todos os fornecedores estão linkados no final desse post, tá?). Ele tinha a data, conversamos, combinamos e pronto, a parte mais importante estava resolvida.

Aí, uns dias depois me veio uma ideia, de transformar a gincana em uma Olimpíada de Quintal. São competições, afinal de contas, e eu achei que tinha tudo a ver, ano olímpico e tals (e eu sou uma pessoa que AMA olimpíadas desde a de Moscou, sim eu estou velha, mas lembro nitidamente que, com 3 anos, quando o ursinho chorou na cerimônia de encerramento eu chorei junto).

Está em 0:47 no vídeo.

Comecei a buscar inspiração no mundo mágico do Pinterest, e a ideia foi ficando cada vez mais bacana. Tirei o pó da Cameo, fiz um montão de tags, destruí minhas mãos com cola, tinta e tudo mais, como não fazia há algum tempo pra fazer a decoração, tochas e bandeiras e contratei um timaço pra me ajudar: a Lívia nas comilanças e o Júlio nas fotos (links no final do post).

Fiz o convite já no clima de jogos olímpicos, e avisando as crianças para virem com roupa pra se mexer bastante e se sujar.

convite malu

Tudo pronto, no dia anterior à festa caiu uma chuvona. Entrei em pânico… não conseguia imaginar o que fazer com uma turma de crianças dentro de casa… sentei e chorei… e acho que alguém lá em cima ficou com pena de mim e mandou um dia bem sequinho no dia festa… e apesar da lama no jardim, deu tudo certo. :)

Bem, o resto da história eu conto enquanto vou mostrando, tá? Bem vindos às Olimpíadas de Quintal da Malu.

olimpiadas 017

Todas as festas com tema olímpico que eu vi usavam as cores das olimpíadas, com os arcos representando os cinco continentes em azul, vermelho, amarelo, verde e preto, e também bandeirinhas de vários países.

Mas eu queria fazer uma coisa mais doce, e fugi total dessa vibe cores olímpicas, como vocês podem ver. Fomos de rosa, menta e amarelo.

olimpiadas112

Mas eu achei que ia ser legal ter os arcos, mesmo que não nas cores oficiais, então eu peguei umas bases de guirlandas que tinha em casa (quem me segue no Instagram talvez lembre que eu usei elas cruas na decoração de Natal ano passado, na parede preta) e amarrei umas nas outras com arame fininho, e pintei com a tinta spray que sobrou da cama do Quarto da Pequena Artista.

olimpiadas 010

Eu coloquei alguns lisiantos neles pra deixar mais fofinho.

olimpiadas 021

E ao lado eu coloquei dois arames forrados com folhinhas verdes, que eram pra representar louros da vitória… só que essa hera que eu usei acabou não dando muito a cara que eu queria.

olimpiadas 020

Acima dos arcos, coloquei umas bandeirinhas que fiz com papéis de scrapbook.

olimpiadas 011

E nas duas laterais da mesa usei as lanternas de sempre.

olimpiadas 016

Aproveitei também que o marido está fazendo algumas chalk arts no tempo livre dele, e pedi pra ele fazer uma arte pra gente usar na festa. E coloquei na frente da mesa.

olimpiadas111

olimpiadas113

Ficou lindão, né? :)

olimpiadas119

Na mesa, ao invés de flores, eu usei dois vasos com uma cara meio grega, que aluguei na floricultura, só com folhagens.

olimpiadas112

As louças que eu usei são as mesmas de sempre, e os bolos e doces também são os de sempre, só que eles ficam cada ano mais gostosos. :)

olimpiadas 036

O bolo principal é o bolo que minha família conhece como “bolo da Lahna”, porque sempre foi meu bolo preferido e era o que eu sempre pedia pra minha mãe fazer nos meus aniversários: massa de chocolate, recheio generoso de creme de gemas (creme Royal) e cobertura de doce de leite (de leite condensado cozido) com chocolate granulado. A aniversariante também é doidinha por esse bolo, então foi fácil escolher.

olimpiadas 014

Usei bases de tags que sobraram, dobradas ao meio, pra fazer um varalzinho pra ele.

olimpiadas 002

O outro bolo foi a Lívia quem criou. Eu disse que queria um naked pequenininho e que ela podia inventar o que quisesse, e olha que coisa mais linda ela fez:

olimpiadas124

Além disso, tinha mini brownies com cobertura de brigadeiro.

olimpiadas 004

olimpiadas125

E verrines, de romeu e julieta e de banoffee (mooooito bons).

olimpiadas120

olimpiadas123

E os docinhos deliciosos, além dos tradicionais o fantástico brigadeiro de crème brulée e um de frutas vermelhas, que a aniversariante adora.

olimpiadas121

olimpiadas122

olimpiadas 006

olimpiadas 005

Fiz tags com os arcos olímpicos, com a inicial dela, tochinhas olímpicas e trofeuzinhos.

olimpiadas117

olimpiadas118

olimpiadas116

Na frente da mesa usei as mesmas luzinhas do ano passado.

olimpiadas 034

olimpiadas114

No aparador, coloquei várias coisas.

olimpiadas 067

As lembrancinhas, que eram cordas de pular.

olimpiadas 022

olimpiadas 027

olimpiadas 026

E uns potinhos de acrílico com balinhas, decorados com tags de troféus e tochas.

olimpiadas 024

Peguei 3 latas de leite vazias e pintei com um restinho de tinta spray dourada que eu tinha em casa, colei tags maiorzinhas, e coloquei pirulitos de suspiro (tão lindos).

olimpiadas 029

olimpiadas 031

Os copos eram de dois tipos, alguns estampados em amarelo e outros branquinhos, que eu carimbei com um troféu cor de rosa.

olimpiadas 033

E as suqueiras, velhas de guerra, também ganharam tags grandonas. E usei o potinho de canudinhos coloridos, que mesmo não sendo muito bons, são lindos.

olimpiadas 065

olimpiadas 064

olimpiadas 063

Como nesse último ano finalmente eu decorei um pouco da casa, temos elementos na parede que não tem muito a ver com a festa, como os dois macaquinhos que o Fá trouxe de uma trip de surf, e um quadro, que eu cobri com um cartaz no tema da festa (logo depois que o Júlio tirou essas fotos o cartaz caiu e ficou sendo o quadro original mesmo, mas vamos fingir que não).

olimpiadas 070

Bem, além disso, montei um lounge para a torcida (A.K.A. os pais, tios e avós) com algumas garrafinhas e vasinhos com folhagens e flores.

olimpiadas 048

olimpiadas 049

E uma estação para reabastecimento dos atletas.

olimpiadas 072

olimpiadas 074

E no jardim, montei a base dos jogos olímpicos, que é onde começa a ficar mais legal. :)

No movelzinho branco, estavam as premiações para os atletas (tudo igual, porque o objetivo era brincar, e não ganhar): medalhas, coroas de “louros” e mini poppers.

Dentro do balde verde estão as bandeirinhas e as faixas de cada time, que fiz com TNT (dividimos as crianças em 4 times: rosa, verde, amarelo e preto).

olimpiadas 051

As medalhas personalizadas (bem baratinhas, são de plástico adesivado) encomendei no Mercado Livre.

olimpiadas 056

olimpiadas 061

olimpiadas 060

E uma das coisas que mais gostei de fazer, as tochas olímpicas (de EVA e papel de seda), uma pra cada time.

olimpiadas 055

olimpiadas 053

Na hora que a festa começou, a dupla de recreadores começou entretendo a galerinha com um esconde esconde ao contrário, até que todos os convidados chegassem (eu não conhecia, mas achei muito legal: ao invés de uma criança contar e as outras se esconderem, é uma criança que se esconde, e todas as outras procuram).

olimpiadas 076

olimpiadas 077

olimpiadas 078

Rolou um esconde-esconde em equipes também.

olimpiadas 079

Quando chegou todo mundo, foi a hora de sortear os times.

olimpiadas 081

Cada criança ganhava uma faixa na cor do seu time.

olimpiadas 080

olimpiadas 082

Depois, eles desfilaram as delegações com tochas e bandeiras na mão ao som da música de treinamento do Rocky Balboa, muito, muito bom.

Cada time ficou com cinco crianças, mas as fotos que mostram melhor os times também mostram muito os rostinhos, então prefiro não publicar.

olimpiadas 083

Depois rolou juramento de jogar limpo e respeitar os adversários. Muito legal.

olimpiadas 084

E aí iniciaram-se os jogos.

olimpiadas 085

Primeiro um revezamento com as bandeiras de cada time.

olimpiadas 086

olimpiadas 089

olimpiadas 090

olimpiadas 091

Depois corrida de saco, que foi minha preferida.

olimpiadas 092

olimpiadas 093

E depois uma dança com paradas pra virar estátua com todos os adultos junto (e músicas muito legais, seleção feita pelo tio Girafa), que rendeu muitas risadas.

olimpiadas 094

olimpiadas 095

olimpiadas 097

olimpiadas 099

Fizemos uma pausa pra cantar parabéns, pras crianças comerem e beberem um pouco, e depois rolou uma caça ao tesouro bem bacana, com vários pedacinhos de fita crepe numerados espalhados por toda casa e por todo o jardim. Já estava escuro e isso tornou a brincadeira muito mais emocionante.

olimpiadas 100

olimpiadas 101

Na hora da contagem de pedacinhos de fita crepe, a ansiedade era geral. Daí sairia o resultado final dos jogos.

olimpiadas 103

olimpiadas 102

No fim, o time amarelo ganhou, mas ninguém ficou triste. Todas as crianças estavam muito felizes.

E daí foi a hora da premiação dos atletas. Cada um ganhou uma coroa de louros, uma medalha e um mini popper ao som de Carruagens de Fogo (em amava esse filme ).

olimpiadas 104

olimpiadas 105

E daí foi a hora da festa!

olimpiadas 106

olimpiadas 107

olimpiadas 110

Foi demais, gente. As crianças curtiram tanto, e eu preciso dizer que é muito bom ver crianças sendo crianças, desconectadas de qualquer eletrônico, correndo, pulando, brincando, dançando e dando gargalhadas.

Então, pra quem quiser fazer uma festa bem legal também, segue a lista de pessoas super bacanas que ajudaram a gente a fazer essa bagunça boa:

Recreação – Tio Helio Girafa –  (41) 9650-3355
Bolos e doces – Lívia – Dellicato Cupcakes
Fotografias incríveis – Júlio – Barquinho de Papel
Flores, folhas e coroas – Flor do Dia
Medalhas – Sport Ludika
Tutorial da tocha olímpica – Kate’s Creative Space

E é isso, preciso ir dormir. Eu não vou prometer quando eu volto, porque já deu pra perceber que não tá fácil… mas tem a festa do filhote pra mostrar também, que apesar de ter sido em buffet (aqui em casa a única festa em buffet é a de 5 anos) e de ter sido de personagens (Ninjago), ficou bem linda também.

Então quando der, eu volto. ;)

Buenas noches.

13 comentários sobre “olimpíadas de quintal

  1. Que decoração linda! Tudo muito bem feito, muito doce. E que tema mais original! Adorei tudo e tenho certeza que as crianças se divertiram muitíssimo. Parabéns pelo empenho e feliz 7 anos para a Malu :) . Beijos.

    Curtir

  2. Nossa Lahna!! Que delícia deve ter sido mesmo… me diverti só olhando, imagina participando??!!
    Parabéns mais uma vez, pelo talento e principalmente pela ideia, tenho certeza que foi inesquecível não só pra Malu, mas pra todos que estavam presentes!!!
    Beijos!! :)

    Curtir

  3. Lahna, tudo lindo demais, como sempre!! Parabéns! Deixa eu te perguntar: qual configuração na silhouette pra cortar esse papel glitter? Comprei um papel no ali mas ele está supergrosso e a máquina não tá cortando :(

    Curtir

    • Oi Marise, obrigada. 😊
      Na verdade foi o corte mais perfeito que já vi ela fazer. Escolhi aquela configuração de cartolina 285 gr e se não me engano deixei lâmina 7 com espessura 33 e velocidade 2. Mas o mais importante : corte duplo. Usei uma folha só e ficou bem perfeitinho.
      Boa sorte!

      Curtir

  4. Lahna ! Que saudade desse bloguito!

    Pra variar amei de paixao!

    Festa com amor de verdade é outra coisa!
    Assim a gente ve cuidado , sensibilidade,felicidade !

    Curtir

  5. Lahna
    Você é 10, funcionou direitinho. Só tive que colocar a lâmina no 6, porque no 7 danificou a base de corte. Muito obrigada por compartilhar, fiquei doidinha de madrugada cortando papel brilhoso, meu lado drag pirou hahaha.

    Curtir

  6. Simplesmente amei, Lahna!

    Este ano meu aniversário vai cair no dia seguinte à Abertura das Olimpíadas e já estou pensando em fazer um “esquenta” com os sobrinhos para assistirmos juntos lá em casa a Cerimônia de Abertura.

    Amei suas ideias.

    Beijos e sucesso!!!

    Curtir

  7. Pingback: Festa Raio de Sol – 6 anos da Mel | Vida Materna

  8. Amei.
    Minha filha vai fazer 8 anos. Ela pratica ginástica artística e karatê e ama todos os espostes. Então vou aproveitar a ideia. Amei as cores que voce usou. Ficou muito delicado.
    Mas farei as cores tradicionais porque será ao lado da piscina. Então quero bem colorido

    Curtir

Tem algo para comentar?