colônia de férias científica

Comentários 6 Padrão

Por aqui as férias já estão quase acabando. Entramos na última semana.

E eu confesso que queria que durasse mais um pouco. As férias deste ano estão uma delícia, mesmo a gente tendo tido muitos dias de frio e chuva.

Acho que o motivo principal é o fato de termos decretado férias de verdade, diminuindo muito o ritmo de atividades planejadas em relação aos outros invernos.

Fomos ao cinema ver Minions e Divertida Mente, fomos para a praia passar uma semaninha por lá, onde nossas atividades foram ir ao boliche um dia e ao Beto Carrero World no outro, e bem, isso praticamente resume nossas atividades até aqui.

Nos outros dias ficamos relax, sem muita preocupação com o que fazer ou com horários. Montamos todos os quebra-cabeças da casa, brincamos de massinha, construímos mil coisas de Lego, catamos centenas de conchinhas na praia, lavamos centenas de conchinhas e separamos centenas de conchinhas por tipo. Montamos a barraca e fizemos acampamento no quarto por uma semana e fizemos o dia do pijama, em que passamos o dia todo de pijama e só trocamos por outro pijama depois do banho. Férias. Muito bom.

E hoje fui fuçar meu Instagram pra lembrar das férias do ano passado, que foram bem longas, por causa da copa, e lembrei de uma idéia bem legal que rolou por aqui, num dia que fiquei com uma turminha de 7 pequenos com idades entre 3 e 7 anos em casa.

Acho que pode ser uma boa ideia pra você tentar por aí, num dia de muito frio ou chuva, e mesmo se não for nas férias, pode ser em outro momento, porque é bem legal.

A Colônia de Férias Científica da tia Lahna. :)

Atividade 1: Transferência de líquidos coloridos

Você vai precisar de:
– água
– corantes alimentícios de cores diferentes
– papel toalha
– três (ou mais) recipientes transparentes

Como fazer:
Coloque três recipientes alinhados lado a lado. Nos recipientes das extremidades, coloque água e e peça para as crianças pingarem corantes alimentícios para tingir a água (em cada recipiente deve ser usada uma cor diferente). Misture bem.
Pegue duas folhas de papel toalha e peça para as crianças enrolarem, amassando levemente pra pegar a forma, e depois coloque como se fossem pontes, ligando os recipientes das extremidades com o do centro, que está vazio.
Deixe em algum lugar onde as crianças possam ver, explique que vai demorar um pouco para poderem ver o resultado dessa experiência, e que mais tarde vocês vão analisar o que aconteceu.

ciencias11 ciencias21

Atividade 2: Cores fujonas

Você vai precisar de:
– pratos rasos
– leite integral
– corantes alimentícios
– detergente de cozinha
– palitos de churrasco

Como fazer:
Dê um prato raso para cada criança, e coloque em cada um, um pouco de leite (o suficiente para cobrir o fundo do prato). Deixe que as crianças escolham as cores que preferem usar, e oriente para que cada uma pingue algumas gotas de corante sobre o leite.

ciencias 101

Em seguida, entregue o detergente para uma criança de cada vez (ou, se quiser menos bagunça, um conta-gotas cheio de detergente) e peça para que pingue uma gotinha sobre a parte colorida da mistura que está no prato.
ciencias 11Imediatamente as cores vão “fugir” do detergente, e é muito legal de ver! :)

ciencias 61

Depois disso vale deixá-los pingar mais corante, e experimentar mais vezes, mas quando a mistura tem muito detergente e muito corante, o movimento não acontece mais. Então entregue os palitos de churrasco e deixe que transformem as cores mexendo e misturando. Mas preste atenção e assim que eles parecerem entediados, recolha tudo e mude de atividade, para não acabar com uma grande meleca na sua sala de jantar. :)

ciencias 91

Atividade 3 – Lava na garrafa

Você vai precisar de:
– uma garrafa pet de 2 litros vazia e lavada para cada criança
– 300 ml de água para cada criança
– 1 garrafa de óleo vegetal para cada criança (eu pedi pra cada mãe mandar para seus filhos)
– corante alimentício
– pastilhas efervecentes grandes (daquelas de farmácia, para azia ou pra prevenir o pilequinho)

Como fazer:
Forre a mesa (alías, seria melhor ter forrado antes das outras atividades). Com ajuda de um funil, auxilie cada criança individualmente para colocar primeiro a água e em seguida, devagar, o óleo vegetal dentro da garrafa pet.
Mostre para as crianças como é legal que os dois líquidos não se misturam, e em seguida deixe cada criança pingar algumas gotas de corante alimentício dentro da garrafa.
Entregue uma pastilha efervescente para cada um (muita atenção com os menores de cinco anos, para que não ocorra ingestão acidental).
Peça para as crianças esperarem e observarem até o corante colorir a água (demora um pouquinho  pra ele romper o óleo e cair na água).

ciencias 51

Logo que isso acontecer, peça para que cada criança jogue sua pastilha dentro da garrafa.

ciencias 21

A pastilha vai fazer com que a água borbulhe, e as bolhas coloridas vão subir e descer rapidamente dentro do óleo, parecendo uma erupção de lava colorida. Dura pouquinho, mas os pequenos se divertem bastante. :)

ciencias 121

Atividade 4: O ovo desaparecido.

Você vai precisar de:
– um ou mais ovos cozidos (bem durinhos)
– fósforos
– papel em tiras
– uma garrafa de vidro com a boca um pouco menor do que o ovo, de forma que ele não passe pelo orifício da garrafa, mas fique apoiado sobre ela com facilidade. Aquelas grandes de suco de uva integral são ótimas.

Como fazer:
Reúna todas as crianças ao redor da garrafa, e passe o ovo de mão em mão para que eles sintam como é. Em seguida, mostre como o ovo não passa pela boca da garrafa.
Acenda um fósforo e incendeie a ponta de uma tira de papel. Jogue-a dentro da garrafa e imediatamente coloque o ovo sobre a boca, tapando a entrada de ar.
O ovo vai entrar na garrafa imediatamente, quase como mágica.

ciencias 41

É tão divertido para as crianças que eu tive que fazer três vezes para atender aos pedidos, e só não fiz mais porque não tinha mais ovos cozidos. :)

Eu fiz até um vídeo no dia seguinte, já pensando em mostrar aqui no blog (faz só um ano, afe), mas o ovo que eu usei era grande demais e acabou demorando e se partindo ao invés de entrar rápido e inteirinho na garrafa. Mas vale mesmo assim.

Retomando a atividade 1

Agora chame as crianças para observar o que aconteceu com os líquidos dos recipientes da primeira atividade.

ciencias 81

Mostre como o guardanapo absorveu a água colorida e a transportou para o recipiente do meio, fazendo com que as duas cores se misturassem, formando uma nova cor.  Na foto de cima, o vermelho e o verde formaram laranja.

ciencias 71

E nesta, o amarelo e o azul formaram verde.

E assim se encerraram as experiências da Colônia de Férias Científica da tia Lahna. :)

Vai dizer que não são experiências legais pra fazer com as crias? Aqui em casa foi um sucesso entre a criançada!

Tudo simples, tudo fácil, com ingredientes comuns.

Quem sabe você se anima pra fazer aí também? Só é preciso se preparar pra um tanto de meleca, um tanto de bagunça e um tantão de alegria.

:)

Vou aproveitar e mostrar outra coisa bacana pra se fazer com os pequenos, porque aqui em casa acabou rolando no mesmo dia, e vendo as fotos achei que é uma idéia legal também, olha só:

Teatro de sombras

Fizemos um teatro de sombras em família para uma atividade da escola da minha filha. Ela precisava treinar para apresentar para a turminha dela e aproveitou que tinha uma audiência super interessada nesse dia.

ciencias 131

Este teatro de sombras nós fizemos com uma caixa de papelão, que cortamos, depois cobrimos com pedacinhos de papel toalha colados com uma mistura de 50% de água e 50% cola branca.

Depois de seco desenhamos com lápis, pintamos com tinta e contornamos com caneta preta permanente.

Pra finalizar, colamos por dentro uma folha de papel de seda.

Minha filha escolheu o livro Fome de Monstro, de Ed Vere (um dos top 5 aqui de casa) para apresentar, e eu recortei as silhuetas pra ela usando a Cameo. Mas dá pra improvisar e cortar figuras mais simples à mão mesmo, o importante é se divertir!

Colei palitos de churrasco nas figuras recortadas, para que ela pudesse segurá-las.

E aí juntas nós estudamos como apresentar, até que ela ficou bem segura da ordem das figuras e de saber contar a história. :)

Na hora da apresentação, é só colocar as figuras na ordem (eu coloquei dentro das páginas do livro, pra ela não se perder), acender uma luminária jogando a luz atrás do papel de seda e pronto!

Foi um sucesso aqui em casa e na escola também!

Depois da apresentação eu entreguei pra eles figuras do livro, que eu imprimi pra eles colorirem até as mães chegarem pra buscá-los.

ciencias 31

Foi sem dúvida uma tarde muito, muito divertida! :)

E você, tem ideias legais de atividades que possam ser feitas em casa com as crianças? Que tal compartilhar nos comentários do post?

Bom finalzinho de férias pra você!

Eu já volto com o quarto novo de um menino muito querido.

Lahna :)

6 comentários sobre “colônia de férias científica

  1. Ai, Lahna, que legal! Você capricha mesmo, hein! Teria uma foto mais próxima da “TV” do teatro de sombras, pra gente tentar fazer também? Bjo

    Curtir

  2. Ótimas ideias… Amei… Estou ansiosa para ver o post do quarto de menino, pois realmente estou precisando de inspeições boas para o quarto do meu filhote… Parabéns e obrigada por tudo…

    Curtir

  3. Oi Lahna, eu babei no quartinho do seu filho, ficou incrível!! Eu to começando o do meu e a ideia de comprar esses tecidos moderninhos no Etsy é muito boa. Só me fala o seguinte, quantos metros você comprou de cada estampa para fazer um almofada? bjos e parabéns pelo blog! Eu adoro! :* Aline.

    Curtir

    • Oi Aline,
      Eu compro half yard, que é meia jarda, para fazer uma almofada dos dois lados. Se você quiser fazer só a frente, pode comprar um fat quarter. :)

      Curtir

Tem algo para comentar?