ao mestre, com carinho

Comentários 4 Padrão

Hoje foi o Dia dos Professores, um dia muito especial pra mim.

Quem lê o blog desde o começo já sabe que eu tenho uma admiração enorme por essa profissão, e que, desde que meus filhotes iniciaram suas vidas escolares, eu tenho sido muito feliz com as profes queridas que cruzaram os nossos caminhos.

Além dos meus filhos aprenderem tantas lições importantes, eu acabo aprendendo muito com cada uma delas, sempre. Este ano, em especial, uma professora foi muito, muito importante pra mim.

Quando a conheci, não gostei da ideia de tê-la como professora do meu pequeno. Não porque ela não ser legal, mas por uma expectativa frustrada mesmo. Eu já conhecia e gostava muito das duas professoras que lecionavam na série que seria do meu filho, e estava muito feliz com a possibilidade dele ser aluno de qualquer uma das duas. Mas aí a escola fez uma mudança, uma professora nova entrou e meu filhote ficou na sala dela. Foi um balde de água fria pra mim, mas eu aceitei sem questionar ou pedir pra mudar de sala, porque acredito muito que Deus está por trás dessas escolhas também.

Esse sentimento permaneceu comigo por um tempo, e nos contatos rápidos que tivemos eu passei a achá-la legal, mas só, nada demais.

Até o dia da nossa primeira reunião individual. Nesse dia, ela me surpreendeu muito, e mudou minha relação com meu filho, sem nem saber.

Enquanto ela descrevia alguns traços da personalidade dele, e me chamava a atenção para os pontos que precisavam ser trabalhados, eu percebi como ela era atenta a seus alunos. Como ela estava observando cada pequeno detalhe, cada comportamento, cada reação. E foi então que percebi que meu olhar sobre o meu filho precisava de ajustes. Percebi que eu estava agindo com ele da mesma forma que agia com sua irmã, levando ele meio que “no vácuo”, e muitas vezes não fazendo um esforço para valorizar a sua individualidade e as características particulares dele. Claro que não o tempo todo, mas especialmente nas atividades que fazíamos juntos, em casa, era quase sempre o que ela gostava, o que ela queria, e muitas vezes eu nem perguntava pra ele se era o que ele queria fazer.

A ficha caiu durante aquela reunião, e eu saí de lá tonta. Entrei no carro e chorei, chorei muito. Me senti muito mal, aquele sentimento de pior mãe do mundo que a gente sente quando sabe que falhou, que poderia ter feito melhor.

Mas depois que passou esse efeito da culpa, eu percebi que eu podia mudar, e comecei a fazer isso já no dia seguinte. Mudei completamente minha abordagem, passando a dar a ele tanto espaço quanto a ela, prestando mais atenção aos seus gostos, suas preferências. Nos primeiros dias foi um pouco atrapalhado pra equilibrar, ajustar, mas em pouco tempo nós três havíamos nos adaptado e foi lindo ver o resultado que trouxe pra todos nós.

A profe logo notou os resultados também na sala de aula, e desde então nós estamos trabalhando em parceria, e tem sido muito, muito legal.

E eu nem preciso dizer o quanto passei a gostar dela, né? :) A vida também me ensina sempre novas lições.

Um professor que ama seu trabalho vai muito além de ensinar os números e letras, porque sua influência sobre seus alunos é muito grande. Quando um professor ensina com carinho, trata seus alunos com afeto e dedica-se de coração à sua profissão, ele não está apenas formando um bom estudante, está também, em parceria com a família daquela criança formando uma boa pessoa.

Eu sei que ainda tenho muito a aprender, e espero de verdade que professores especiais continuem passando pela vida dos meus filhos pra ensinar mais e mais a nós todos.

A todos os professores que compreendem e abraçam essa missão, eu deixo meu agradecimento, minha profunda admiração e meu carinho. Obrigada e um Feliz Dia dos Professores pra vocês. :)

***

Vou aproveitar a homenagem e mostrar os presentes que as nossas profes queridas ganharam este ano: vasinhos com suculentas, decorados pelas crianças (além de carimbinhos personalizados, obviamente).

A ideia foi da minha amiga Roberta, e eu achei bem legal, porque queria que eles tivessem uma grande participação no presente.

Então compramos vasinhos de cerâmica simples.

profes10E deixei cada um escolher as cores que queriam usar, entre as tintas spray que eu tinha em casa.

profes09Essa parte foi mais difícil do que eu pensava que seria, porque eles ainda não tem a força necessária pra apertar o spray e direcionar o jato de tinta ao mesmo tempo. Acabei eu pintando os vasinhos dele, e dela eu ajudei bastante, até porque fiquei com medo deles inalarem o produto acidentalmente.

Como estava um dia de sol e muito calor, os vasinho secaram rapidinho, enquanto eles mataram o tempo fingindo que molhavam as plantas do jardim, quando na verdade era só uma desculpa pra se encher de lama, e então passamos para a segunda etapa.

Em uma lojinha de materiais para bijoux eu comprei pedrarias, dessas que tem um lado liso, pra serem coladas. Cada um separou as pedras que gostaria de colar nos vasos das suas profes, e foi bem legal, eles dividiram numa boa, sem conflitos.

profes08Eu escolhi usar uma cola branca de secagem rápida, que uso pra trabalhar. Ela é importada. O ideal seria usar uma cola rápida pra artesanato (daquelas que são como Super Bonder, mas colam de tudo), mas com certeza eles teriam colado os dedos nas pedras, nos vasos e nos outros dedos também, e isso não é legal.

Com essa cola a gente tinha que colar pedrinha por pedrinha, e segurar o vaso por um minutinho pra que a cola não escorresse, então foi um exercício de paciência pra todo mundo, inclusive pra mim… rs… mas eles esperaram até terminar tudinho.

Como é uma cola segura, ela aplicou sozinha, ele com alguma ajuda conseguiu, porque o tubo é bem duro de apertar mesmo.

profes07Eles foram selecionando a ordem das pedras e eu ajudava indicando mais ou menos o espaçamento, e segurando os vasos na horizontal até a cola secar um pouco.

Depois colocamos no sol pra cola secar bem, e no final do dia plantamos juntos as suculentas que eu escolhi na lojinha. Elas não são as minhas preferidas, apesar de lindas, mas são mais resistentes e as chances de chegarem até as profes com todas as folhas eram maiores do que nas outras espécies. :)

Decoramos com as tags e ficou bem bonitinho.

profes0115

profes01

profes05

profes02

profes0410

profes04

profes03

profes0210

profes0310

profes0510E os carimbinhos foram embalados em saquinhos decorados.

profes06Eu achei que as profes ficaram muito felizes, e as crianças ficaram muito orgulhosas de terem feito os presentes “quase” sozinhas. :)

Sei que pra este ano não será mais possível aproveitar a ideia, mas vou deixar o link pra outras ideias aqui, para anos futuros.

Em 2012 a gente também presenteou as profes com vasinhos de flores, mas esses eram feitos de latas de leite, e pintados com tinta pra lousa, lembra? Só muita atenção para a grafia correta da palavra “florescer”, que eu só percebi depois de tirar as fotos, e tive que refazer tudo.

Em 2013 fizemos ecobags carimbadas com maçãs, as crianças também ajudaram, e o resultado ficou bem legal.

Em 2011 eu fiz bastidores decorados com bandeirinhas e carimbados com tinta pra tecido, e foi também quando minha produção de carimbos começou, graças à sugestão da Nana, do Nesta Data Querida.

E você, tem alguma ideia bacana pra presentear os professores? Inventou alguma coisa diferente este ano? As crianças ajudaram? Divida comigo! Precisarei de ideias legais para o ano que vem. :)

Lahna :)

 

4 comentários sobre “ao mestre, com carinho

  1. Lindos, parabéns pela criatividade. Adoro seu site.
    No dia dos professores enviei uma maletinha de papelão com um lindo café da manhã, coloquei bolinho, biscoito, maçã, queijinho e suco. Complementei com um corujinha de feltro dentro e fiz uma linda tag com uma frase que peguei do seu site “Levarei suas lições por toda minha vida”. Ficou lindo, se quiser posso te enviar as fotos. Bjs

    Curtir

  2. Adoráveis!!! Também enviei um vasinho, mas numa latinha, encapado com tecido, ficou uma graça :-)
    Lahna, em que loja comprou estas peças chatinhas? Estou precisando!!!
    Um abraço e sucesso sempre :-)

    Curtir

  3. Olá! Acabei de conhecer o blogue e já estou encantada com td que vi. Só gostaria de entender, vc vende os produtos ou são idéias?

    Curtir

Tem algo para comentar?