bolas de vinil, leques de papel

Comentários 45 Padrão

Que bom que gostaram da festa da galinha. :)

Tenho mais duas festas de escola pra postar e mais uma festa pequena, como a da galinha (feita no mesmo local, inclusive). E vou deixar a que eu mais gostei por último, pra fazer suspense…

Como comentei na fanpage do Facebook, tenho enfrentado várias dificuldades eletrônicas nas últimas semanas, e a principal delas é que meu notebook pifou.

Então eu estou usando o computador do marido até que meu novo computador chegue, o que só vai acontecer no início de Junho.

Por isso as postagens vão acontecer de acordo com a disponibilidade do computador dele, então não posso fazer promessas de quando vou postar as novidades.

Mas olha só, eu acabei esquecendo de postar a lembrancinha da festa da galinha.

tutorial leque 15

Eu encomendei bolas de vinil personalizadas.

tutorial leque 16

Elas ficaram lindas, não achou?

Pois é.

Mas as crianças não ganharam as bolas no dia da festa, porque elas não chegaram em tempo.

Bacana, né? Só que não…

Por isso mesmo não vou indicar o fornecedor, ok? Porque ela prometeu que postaria as bolas na segunda-feira, eu paguei por Sedex e tudo mais, só que ela só postou as bolas na quarta-feira, e ainda depois do horário limite dos Correios.

E o que me deixou mais triste foi que não me procurou pra falar do atraso. Porque se tivesse me avisado, eu poderia ter pago a diferença para o Sedex 10 e chegaria em tempo, o que infelizmente não rolou.

EDITADO: Por favor não insista. Eu não divulgo o contato do fornecedor. Mesmo que você tenha todo tempo do mundo pra encomendar as bolas, eu simplesmente não gosto de promover uma empresa cujo serviço não atendeu às minhas expectativas.

Recebi as bolas na terça-feira depois da festa (que foi num sábado).

Mas enfim, as lembrancinhas foram entregues depois e as crianças adoraram, por isso se você gostou da ideia, procure no Google por “bolas de vinil personalizadas” que vai encontrar muitos fornecedores.

: : : : :

Mas mudando de assunto, nos comentários da festa da galinha, o que mais estão me pedindo é o tutorial dos leques.

Também temos pedidos pra tutorial dos carimbos (não sei muito bem como fazer um tutorial, mas algumas coisas eu posso explicar, sim) e a receita do cachorro quente gourmet.

Vou atender a todos os pedidos, só peço um pouco de paciência, tá? Lembrem que estou sem computador.

Vamos começar pelo tutorial dos leques de papel.

Material:

– Eu usei papel de scrapbook (eles tem 30 x 30 cm), duas folhas para cada leque, pois encontrei esses papéis em promoção. Mas você pode usar outros papéis também, o importante é que estejam cortados em quadrados perfeitos (dependendo do papel, talvez você precise de 3 quadrados para conseguir um bom resultado).

– Eu usei cola quente, porque estava na mão e porque este papel é bem grosso, mas acredito que se tivesse usado uma fita dupla face bem forte teria o mesmo resultado (ou até melhor).

Passo a passo:

– Pegue dois quadrados de papel (do mesmo tamanho). Se o seu papel for decorado dos dois lados, escolha um dos lados para ficar aparente depois que o leque ficar pronto.

tutorial leque 01

– Pegue um dos papéis e dobre, como se fosse uma sanfona.
Atenção nesta estapa!!! O ideal para um bom acabamento é que o número de dobras seja ímpar. Nestas folhas de 30 x 30 eu fiz 11 dobras, deixando cada espaço entre as dobras com 2,5 cm (são 11 dobras, formando 12 linhas de 2,5 cm de altura).

tutorial leque 06

– Outra coisa importante para um bom acabamento: a primeira dobra é para baixo (considerando o lado que você escolheu para ficar aparente).  Se você seguiu a dica acima e fez o numero de dobras ímpar, então a última dobra vai ficar idêntica à primeira, para baixo.

tutorial leque 02

– Você vai ter um resultado como este. Pode perceber que não se vê o lado oposto do papel, porque a primeira e a última dobra ficaram para baixo.

tutorial leque 03

– Agora dobre sua sanfoninha ao meio.

tutorial leque 04

– Passe cola quente em um dos lados, e cole (cuidado pra não queimar os dedos!).
Você pode ver que eu fiz uma linha longa de cola e um pontinho. Mas se fosse fazer hoje, eu usaria duas linhas longas de cola. Aliás, usaria a fita dupla face, que acho que é mais fácil.

tutorial leque 05

– Você vai ficar com algo parecido com isso, um leque de papel.

tutorial leque 07

– Agora repita tudo exatamente igual com a segunda folha de papel, tomando os mesmos cuidados para que a primeira e última dobras fiquem para baixo, como na foto.

tutorial leque 08

– Passe cola em apenas um dos lados de um dos leques (novamente, ou passe duas linhas longas de cola quente, ou use uma fita dupla face bem aderente).

tutorial leque 09

– Cole, unindo os dois leques.

– Neste ponto você pode ver se duas folhas de papel serão suficientes para o círculo completo. Antes de passar a cola, estique os dois leques e veja se eles ficam bem unidos sem danificar as dobras ou os locais onde você colou antes. Com essas medidas, da folha de 30 x 30 com 12 linhas de 2,5 cm de altura, eu posso te dizer que duas folhas são suficientes sim. Mas caso você veja que no formato ou papel escolhido por você não rolou, faça um terceiro leque usando mais uma folha de papel e seguindo as mesmas orientações e cole aos dois primeiros.

– Caso esteja tudo ok com seu projeto, continue:

tutorial leque 10

– Passe duas linhas longas de cola quente, ou use uma fita dupla face bem aderente em uma das extremidades que ainda não foram unidas e cole.

tutorial leque 11

– E está pronto seu leque de papel circular! :)

Observações:

Se você olhar o verso do papel, vai ver que o acabamento do outro lado não fica tão bom. Por isso recomendo usar o número de dobras ímpar e ter esse cuidado de fazer a primeira e a última dobra para baixo.

Claro que não precisa ser assim, se você fizer sem esses cuidados também vai dar certo, e também vai ficar legal, mas é que eu sou super detalhista.

Como eu ia usar contra uma superfície, então eu podia caprichar mais num lado do que no outro, mas se você for pendura-los de forma que os dois lados fiquem expostos, então eu recomendo usar um número par de dobras para distribuir as emendas entre os dois lados do leque, não sobrecarregando o visual de nenhum dos lados.

Se você for fixar na parede, pode usar fita dupla face no miolo do leque circular. Três pedaços de fita, bem no centro, um acima do outro. Eu recomendo usar aquelas fitas bem fortes, feitas pra fixar quadros e afins, mas muito cuidado na hora de remover, para não danificar a superfície onde você colou!

Se você for pendurar, pode fazer um pequeno furo como eu, com furador de papel comum e amarrar um fio de nylon, ou então prender um fio com fita no verso do leque.

O efeito é super lindo, e você pode combinar diversas cores e estampas diferentes.

tutorial leque 14

Ah, e para fazer leques maiores ou menores, basta aumentar ou diminuir o tamanho dos quadrados de papel, mantendo sempre a mesma proporção para as duas folhas de cada leque. :)

É realmente super simples de fazer. Acho que você deveria tentar.

Espero que a explicação tenha ficado clara, com esse monte de número de abas e pra cima ou pra baixo, acabou complicando um pouco as coisas, não?

Me conte se você fizer!

Eu volto assim que tiver um tempinho e que o maridão liberar o note.

Lahna :)

45 comentários sobre “bolas de vinil, leques de papel

  1. Nossa!! Parece fácil e vou tentar sim! Já deixei aqui arquivado como idéia para o próximo níver #anotado
    Bjosssss e to no aguardo do cachorro quente “gourmet”! =P

    Curtir

  2. Ficaram lindos!! Eu fiz alguns com acabamento arredondado nas pontas, que ficaram bem legais! Também coloquei um circulo de papel no meio com a inicial do nome! Fica lindo! ;)

    Curtir

  3. Êbaaaa!!! Tava procurando por um tutorial que explicasse detalhadinho dessa forma. Vou usar só em novembro, nas minhas bodas de papel. Obrigadíssima, bjs.

    Curtir

  4. ficaram lindos!!!! não sei se eu faria, pq esses detalhes matam né?? meu medo é ter vontade de jogar tudo no lixo no meio do processo (mentira!!! aqui na minha cidade não tem desses papéis lindos e pra não dar o braço a torcer to usando a técnica das “uvas estão verdes”, rsrsrs)
    Ficaram maravilhosos Lahna!!!

    Curtir

  5. Ola Lahna,
    Uma perguntinha: voce tem alguma dica de site onde a gente possa encontrar esses tags que voce usa? Qual tipo de arquivo sao?
    MUITO obrigada!
    bj, Isabella.

    Curtir

    • Isabella, eu mesma faço as minhas tags, mas dê uma pesquisada por party printables no google que tem de montão. Inclusive no Brasil tem também. Tem uma empresa que está vendendo artes lindas pra impressão, se chama Layouteria. Eu achei lindão o trabalho deles.

      Curtir

  6. Lahna, os leques ficam lindos mesmo. E o bom é que o custo é bem baixo, mas com um resultado surpreendentemente lindo. Adoro essas soluções simples, ainda mais feitas com papel. Não vejo a hora de começar a fazer milhares de coisinhas assim para a Maricotinha, minha linda bebê que chega em setembro. Também comprei uma Silhouette para dar asas à minha criatividade.

    Ah, assim como você, sou mega detalhista na hora de fazer as coisas. Eu teria o mesmo cuidado que vc teve com o acabamento do verso, com o acabamento distribuído pelos dois lados, caso fosse pendurar etc. Chego a me achar chata! Quando navego em blogs de festas e tal, reparo nos mínimos detalhes. Fico mostrando pro meu marido: “olha só, aquela pontinha está torta! Aquele corte está com rebarba!” Ele fala que o ‘povão” não repara, mas eu tenho arrepios só de pensar em entregar algo assim a um cliente! Rsrsrsrs

    Comentário longo demais já! Bjs! E até o próximo post!

    Curtir

    • Então você sabe bem como eu sofro… rs… Às vezes desmancho tudo e começo do zero, de tanto que alguns errinhos me incomodam. :)

      Curtir

  7. Adorei!!! Este ano combinei com meu marido que não faríamos festa para nossas gêmeas (03 anos) e sim uma viagem, mas com certeza faremos um bolinho para os avós, tios e primos e estes leques serão a decoração da mesa do bolo!!! Bjos

    Curtir

  8. Eu ameiiiiiii, ameiiiiiiiii, ameiiiiiiiii … vou fazer pro niver da minha filha que será dia 30/5
    obrigada por compartilhar, a festa ficou um encanto, parabéns!

    Curtir

  9. Muito obrigado por já postar o tutorial. Amei os leques e já vou tentar fazer este fim de semana, estou ansiosa pra ver o resultado, espere que fiquem lindos assim como os teus hehehe. Um grande abraco! :)

    Curtir

  10. Como pode uma única pessoa com tantas ideias sensacionais??rs. O tutorial está ótimo e muito útil, e as bolas personalizadas como lembrancinha também arrasaram! Você é iluminada!Bjos

    Curtir

  11. Olá, ficou linda a decor, fiz algumaas coisas parecido no 1º aniversário, em abril desse ano, do meu pequeno; como o leque ( a louca fez em papel de seda, muito trabalho) e as latinhas como centro de mesa também usei as de leite, mas o meu tema foi cata-vento. Todos adoraram e me chamaram de louca por fazer tanto cata-ventos. bjs

    Curtir

  12. Oi Lahna, tudo bem?
    Quero te parabenizar pelo site, acompanho desde 2010, e’ claro, bem escrito, uma fonte de inspiração!
    Adoro seus tutoriais, aprendi muito contigo, obrigada!
    Queria aproveitar para te perguntar o endereço do site onde você comprou aquela saia de tule, que a linda Malu usou na festinha “Meu raio de sol”.

    Muito obrigada pelas dicas.

    Beijos,
    Michele.

    Curtir

    • Michele,
      Eu já comprei de três lugares diferentes, mas todos através da Etsy: http://www.etsy.com
      Todas que eu comprei são iguazinhas e lindas.
      Mas a primeira que comprei, a do sol, foi da loja Dream Spun Kids.
      Depois não comprei mais de lá porque começaram a aparecer opções bem mais baratas.
      :)

      Curtir

  13. Lahna, amei muito a ideias das bolas de vinil, vamos fazer pra festa do meu sobrinho. Procurei muito mas não achei bolas transparentes como essa, você conhece algum outro fornecedor? Obrigada!

    Curtir

    • Amanda, elas não parecem transparentes nas fotos da internet. Eles tiram em ambientes mal iluminados.
      Do lugar que eu comprei também não pareciam. Eu arrisquei, porque já tinha visto pessoalmente, e acabou sendo bem o que eu esperava.

      Curtir

  14. Pingback: a festa da galinha pintadinha na escola | casa com amor

  15. Oi Lahna! Tudo bem? Conheci seu blog há pouco e adorei o seu trabalho… Também moro em Curitiba e tenho dificuldade em encontrar esses papéis tão bonitos… Você tem alguma loja ou mesmo um site para indicar? Você já comprou papel para scrapbook no Etsy? Obrigada e parabéns! ;)

    Curtir

    • Denise, eu nunca comprei na Etsy, já comprei online dentro e fora do Brasil, mas não gostei.
      Eu compro em qualquer loja, de verdade. Mas acho que as que mais vou são a do Shopping Novo Batel e aquela que tem lá na Augusto Stresser.

      Curtir

  16. Lahna, vc é incrível. Impossível não se encantar com tudo o que vc faz! Caso tenha alguma indicação de loja virtual para comprar papéis de scrap, agradeço.
    Bjo, Roberta.

    Curtir

    • Roberta, eu não compro online.
      Comprei e não gostei.
      A textura dos papéis e a gramatura mudam muito. Você acaba comprando gato por lebre.
      Melhor pegar no papel e sentir, viu?

      Curtir

  17. Adorei o tutorial dos leques!! Era exatamente isso que eu estava procurando pra festa da minha filha, só estava em dúvido quanto ao papel, mas agora já sei!
    Obrigada por compartilhar!!

    Curtir

  18. Oi Lahna, adoro acompanhar seu blog, adoro ver como tudo que vc faz é assim tão lindo e delicado, cheio de detalhes. Estou começando a minha viagem por esse mundo da papelaria e agradeço por vc explicar sempre o passo a passo desses trabalhos tão lindos. A maneira como vc torna coisas simples tão especiais, adoro! Pena que não tenho acesso a papéis p scrapbook aqui onde moro, queria uma indicação para comprar online, mas vi q vc não recomenda… Saiba que suas decorações tem sido uma inspiração para as minhas. Obrigada por compartilhar o q vc faz com tanto amor!

    Curtir

  19. Olá, adorei a bola como lembrancinhas, vc pode me passar o contato, pois bonita igual a de vcs ainda não encontrei, quanto ao prazo, tenho bastante tempo, então dá para eu esperar. Obrigada

    Curtir

  20. Estou fazendo os leques pra minha filha. Vou fazer um banner com ele com o nome dela. A dica da fita dupla-face no lugar da cola quente foi sensacional!!! Obrigada!

    Curtir

  21. Olá Lahna! tudo bem, querida? Parabéns pelo trabalho. Dá pra ver como você faz e posta tudo com tanto carinho. Queria uma ajuda pois estou perdida. Estou fazendo vários orçamentos de bolas de vinil, mas fiquei com medo dessa questão do prazo. Gostaria de saber com quem você fez pra já descartar esse fornecedor. Não quero correr riscos de não chegar a tempo já que a festinha do meu filhote tá bem próxima. Você pode me dizer, por favor. Quero fugir desse, rs obrigada!
    Wla

    Curtir

  22. Olá.
    Gostei muito da idéia da bola de vivil como lembrança e achei a sua bem perfeitinha. Sei que houve o atraso do fornecedor e tal, mas mesmo assim, será que você poderia me dizer que site foi?
    Obrigada desde já.
    E deixo aqui registrado que adoro seu site. Tô preparando a festinha de um ano de minha filha e vivo por aqui pegando idéias.
    ;)

    Curtir

  23. Olá, sou apaixonada por tudo que você faz, parabéns! Amei estes leques e já comecei a fazer para uma pequena festa que farei para minha filha mês que vem. Só uma dúvida, na hora de dobrar no meio minhas dobras ficaram meio amassadas. Parece que as suas ficam retinhas. Já tentei algumas vezes, mas todas ficaram iguais. Abraços

    Curtir

  24. Pingback: flores e lanternas – duas festas improvisadas | Casa com Amor

  25. Pingback: Enfeites de papel: um caso de amor |

Tem algo para comentar?