a tal da tenda

Comentários 34 Padrão

Gente, a tenda do quarto lindo-lindo fez o maior sucesso, né?

quarto lindo lindo 10

Eu já tinha falado sobre o desafio que foi conseguir que a costureira fizesse a tal da tenda, já que ninguém nunca tinha visto nada parecido antes e eu não tinha (e continuo não tendo) molde da dita cuja.

Mas tenho recebido vários e-mails e comentários perguntando detalhes sobre a bichinha, então eu vou tentar ajudar um pouco. Porém já aviso que eu não entendo de costura (ainda) e por isso acho que minha explicação não será grandes coisas.

Bem, antes de tudo precisamos de um bambolê.

Todo bambolê tem um encaixe que pode ser aberto e fechado novamente. Geralmente é onde está o selinho do Inmetro. Eu esqueci de fotografar isso, mas é autoexplicativo, certo? É só você puxar com força que o bambolê abre.

Então imaginem agora um daqueles provadores redondos. A tenda é exatamente aquilo: uma cortina que passa numa estrutura circular (que no nosso caso é o bambolê), com uma pequena abertura no encontro das duas extremidades.

Dá pra ver como é fácil passar o bambolê. É só abrir o encaixe passar no passador todo e fechar o encaixe de novo. Simples assim.

Como qualquer cortina, quanto mais tecido você usar, mas dobrinhas vai ter e o caimento vai ficar mais legal. Eu ACHO que na tenda foi usado 2,5 vezes a circunferência do bambolê de tecido, e, se for isso mesmo é mais que o suficiente. Se usar mais que isso acho que o bambolê não aguenta.

O tecido que foi usado, se não me falha a memória, é sarja crua. E na altura foi usada toda a largura do tecido, que é 1,80 cm. Sendo que 10 cm foram deixados pra barra e outros 10 para o passador do bambolê.

O telhado cor de rosa, com as pontas, é falso. Na verdade ele é só uma capa (é feito de tricoline, assim como todos os outros detalhes coloridos), por isso acho que fica com caimento mais bacaninha.

O telhado de verdade também é feito de sarja crua:

Acho que esta deve ser a parte mais difícil, fazer o cone do telhado e encaixa-lo na cortina.

Daí a capa colorida do telhado é colocada por cima do telhado de sarja.

Não deve ser muito fácil fazer essa capa para o telhado, vejo pelas pontas, que não são bem certinhas. Se você quiser facilitar sua vida, faça sem pontas.

De qualquer forma, ficou sobrando um pedaço considerável de telhado rosa, então eu fiz uma dobra que escondi na parte de trás e ninguém sabe (ou sabia, até agora) que existe.

Na ponta lá de cima da capa do telhado tem um furo, por onde passa a alça que é presa ao telhado de sarja crua. Essa alça é pra pendurar a tenda, e como ela vai ficar aparente, é melhor fazer da mesma cor da capa do telhado.

A alça ficou um pouco curta pra alcançar o teto, então amarrei um pedaço de fita de gorgurão branca e o problema foi facilmente resolvido. Usei aqueles parafusos com ponta de gancho pra prender ao teto.

As janelinhas foram feitas com tela, e deu super certo. Porque não ficou com aquela cara de pendurado, que não me agrada muito.

A tela acompanha toda a janela, não só os buraquinhos.

Mais de perto, pra ver bem os detalhes (tão caprichado o acabamento, né?):

E tem também as fitas, que quando você amarra deixam a tenda mais aberta, como nessa foto, e quando você solta deixam ela bem fechadinha.

E pra finalizar, pedi pra colocar o grilô na “porta”, pra dar um toque mais alegre, e achei que caiu super bem (mas eu sou suspeita porque amo grilô).

E é isso!

Será que essas informações ajudam pelo menos um pouco?

Eu espero que sim!

Vou ainda colocar aqui um desenho (precário) que fiz com as medidas básicas (clique sobre a imagem pra ampliar, ok?).

Na época, já que estava difícil de convencer a costureira a fazer a tenda, procurei muito um molde pra seguir.

Encontrei um pra comprar, mas era de uma tenda muito cheia de frique-friques, que eu não gosto.

Encontrei também um tutorial bem explicadinho de uma tenda feita de lençóis, aqui está o link. É em inglês, e eu tentei jogar no Google Tradutor, mas ficou impossível de entender. Como é bem ilustrado, talvez mesmo sem ler em inglês ele possa ajudar de alguma forma. Só é bom notar que ela usou um bambolê maior, que eu nunca vi aqui no Brasil, então as medidas são diferentes.

E aí, vai encarar? Aposto que não existe uma criança que não adoraria ter uma dessas em casa.

Daí volta aqui e me conta, tá?

:)

34 comentários sobre “a tal da tenda

    • Muito legal o seu blog, parabéns !!

      Foi através de suas dicas que eu conseguir fazer uma cabana linda pra minha filha 😘
      Virou o lugar preferido dela 😍
      Gostaria de enviar fotos pra você , como faço?

      Grande beijo e obrigada

      Curtir

      • olá, estou tentando fazer uma cabana para minha filha e estou com duvidas para fazer o telhado interno. Como costura-lo na cortina? e a fita que pendura no teto? como devo costura-la no telhado? Você poderia me dar algumas dicas ou enviar fotos? Obrigada.

        Curtir

      • Oi Claudia, como eu escrevi no post, não fui eu quem costurou e eu não entendo de costura, por isso tirei as fotos e coloquei tudo lá. Acho que você pode procurar ajuda com alguém que tenha experiência.

        Curtir

  1. Eu vou encarar, graças a vc, pq nem da p/ comparar o qto essa eh linda diante da única opção que eu tinha que era aquela da Maria Florzinha!!!! Viva seu empenho!!!!! Obrigada
    Betsy

    Curtir

    • Para fazer o telhado é so cortar um curculo na largura total do tecido gente procurem no youtube como fazer saia godê o tutorial sera basicamente o mesmo da parte de baixo da saia so nao corte a parte fininha do triangulo(telhado) pois o corte so é feito para a abertura da cintura espero ter ajudado quem ainda tenha dúvidas

      Obrihada por disponibiliazar aqui a sua criacão vou fazer para minha filha

      Curtir

  2. Vou me animar messssssssssmmmmmmmmmmooooooooooooo….rsrrsrsrsrsrsr

    beijo e obrigada pelo carinho e boa vontade de explicar tudo…afinal de contas, não se vive somente para o blog né?

    Curtir

  3. Obrigada por este post, ele vai nos ajudar muito mesmo! Eu, p. ex. não tinha me ligado que a tenda era tipo uma cortina…rsrsrs, quebrei cabeça pensando COMO aquilo ficava redondinho daquele jeito, hahahaha.

    Vou seguir a sua dica de não fazer com pontas e a da tela, que achei bem legal!

    Quando fizer a nossa te mando uma foto, tá?

    Obriadaaa! Minha Ísis vai ficar muuito feliz com a tendinha dela!

    Beijos,
    Nine

    Curtir

  4. Ainda não conhecia seu blog e fiquei simplesmente encantada de passar por aqui e encontrar tantas ideias e projetos para casa.

    Tenho um blog de decoração e fiquei fascinada com a solução que você criou para contrução da tenda rosa.

    parabéns e obrigada pela generosidade em dividir o passo a passo.

    uma ótima semana para você!
    bjs
    Regiane Ivanski

    Curtir

  5. minha filha tem 3 anos e 6 meses e folheando uma revista de decoração de quartos infantis ela viu o tal castelinho rs, ficou encantada e falou que queria um … depois de muita procura na net estava quase desistindo, foi quando encontrei seu blog e fiquei apaixonadaaaaaaa
    juntei todas as informações, imprimi, comprei tecido e fui toda animada na costureira
    ela já deu inicio e assim que ficar pronta volto aqui pra contar como ficou rs
    Obrigada por compartilhar essas coisas tão fofas !
    bjos!!!

    Curtir

  6. ficou prontaaaaaa
    No começo a costureira não estava entendendo e foi um pouco complicado, fiquei com medo de sair feinha e pedi pra deixar sem as janelinhas, assim dava menos trabalho rs
    Mas depois ela entendeu e consegui fazer numa boa, ficou lindinha
    Minha Alice amouuuuuuuu, quer mostrar para todas amiguinhas kkkk
    Vou providenciar umas fotos para vc ver
    obrigada
    Bjoss!!!
    bjoss!!!

    Curtir

    • oiee!! to na tentativa tambem! se puder me enviar tb as fotos da sua cabaninha pra me ajudar! meu wapp eh 679119 4022 <3 beijos e obrigada!!!

      Curtir

  7. fiquei apaixonada pela tenda e com as tuas dicas estou colocando a mão na massa e eu mesma estou fazeno uma para a minha filhota Larissa de 1 ano e meio. Espero conseguir fazer algo parecido depois te mando fotos se quiser! Adoro suas inspirações também tenho as minhas nas muitas noites insones :) Bjo Letícia

    Curtir

  8. Fiquei encantaadaaaa com a tenda e com sua bondade em compartilhar! Estou em pleno andamento com a tenda da minha picorrucha Larissa (18meses) se você quiser te mando fotos do resultado. Eu já me aventuro nas costuras e é bom demais ver no quartinho dela coisas que eu fiz :) bjo Letícia

    Curtir

  9. Oi, vi um tenda em um evento e enquanto procurava algo parecido encontrei a sua, muito mais linda! Muito obrigada…
    Entre o período de encubação e o de execução, encontrei uma igualzinha – certamente tiraram a ideia daqui – vendendo em um shopping aqui do RJ, por nada mais nada menos que 850,00!!! Oo
    Ainda não consegui concretizar o projeto, mas já tenho a costureira na mira, assim que conseguir te mando as fotos se achar que vale.
    Parabéns pela dica, pelo carinho, pela criatividade, pelo site e pela multiplicação do conhecimento! Beijos

    Curtir

  10. Já fucei seu blog há algum tempo e adoreeeiii a tenda, fora outras dicas muito boas, parabéns pelo blog, parabéns a vc.
    Bom como eu ia dizendo eu adorei a tenda e agora comecei a fazer uma pra minha filhota, (Sarah).
    Hj vou fazer a parte do telhado, assim que tiver pronto eu te envio.
    Bjuuss, Sandra Ribas.

    Curtir

  11. Estava procurando na net uma cabana de tecido para fazer para os meus gatinhos brincarem no quintal de casa que é todo de piso e não tem nenhum atrativo para eles e encontrei seu lindo blog. Amei a tenda e vou fazer duas ou três (são três gatos). Parabéns e obrigada por compartilhar.

    Curtir

  12. Adorei!!! Eu estou procurando uma dessa para o quarto da minha filha e não acho em lugar algum. Até que encontrei você por aqui e amei o que vc fez. Vou encarar e fazer uma também, já que tenho uma costureira ótima. Quando estiver pronta mando uma foto para vc ver.

    Curtir

  13. Amei a sua dica me espirei e fiz a minha primeira bataca ja não coliquei as janelas mais acho que ficou boa obrigado por suas dicas
    Como faço para colocar a foto pata vc ver como ficou?

    Curtir

  14. Adorei ficou linda, tava pensando em usar uma sombrinha dessas infantil na parte de cima e depois só encapar com tecido, kkk será q vai dar certo?

    Curtir

Tem algo para comentar?