como fazer carimbos personalizados

Comentários 38 Padrão

Desde que eu postei a Festa da Galinha e a Festa da Baleia recebo muitos comentários, emails e mensagens na fanpage do Facebook perguntando como fiz os carimbos que usei nos copinhos de papel e nos guardanapos.

festa da baleia 18

festa da baleia 17

festa da galinha 23

festa da galinha 21

festa da galinha 25

festa da galinha 42Eu adoro carimbos. Adoro o jeito imperfeito das coisas carimbadas. E quando não encontrei os copos do jeito que estava procurando para a festa, me veio a ideia de carimbá-los com os bichinhos que estava usando no resto da decoração.

Só que eu acho um pouco complicado passar um tutorial dos carimbos, por causa da etapa dos desenhos, que eu fiz em um software específico.

Mas como algumas dúvidas bem simples começaram a aparecer, eu resolvi tentar explicar mais ou menos como eu fiz, passo a passo.

Porque acho que talvez possa ajudar quem quiser tentar.

Então vamos lá, eu uso o Corel Draw pra desenhar, então a primeira coisa que fiz foi desenhar como eu gostaria que ficasse o meu carimbo:

carimbitos 01Em seguida, separei os elementos do desenho por cor:

carimbitos 02Depois, troquei a cor por preto:

carimbitos 03E por fim, especifiquei o tamanho que cada carimbo devia ter, quando pronto.

carimbitos 04

Enviei os arquivos para uma empresa que faz carimbos e pedi pra que fizessem os desenhos em carimbos de madeira.

ATENÇÃO!!! Principalmente se você tiver texto, combine com a empresa de carimbos se você quer que eles espelhem o desenho, ou se você já está enviando espelhado! Dessa forma você evita que seu desenho esteja ao contrário, ok? (Se bem que se tiver texto o pessoal da empresa já vai se ligar, espero).

O resultado é esse:

carimbitos 06

carimbitos 05Bem, depois disso, é só começar a carimbar.

Treine um pouco numa folha de papel antes de começar a carimbar seus copos (ou qualquer outra coisa), até pegar o jeitinho de encaixar um desenho no outro.

Eu uso aquelas carimbeiras coloridas que se usa pra scrapbook. Existem carimbeiras de todos os preços imagináveis, mas pode comprar da mais baratinha para este fim, tá?

carimbitos 10Passe a tinta com cuidado no carimbo, tentando pintar apenas a área do desenho e não as laterais.

carimbitos 11Carimbe com firmeza no papel:

carimbitos 12

carimbitos 13Depois repita com os carimbos seguintes, tomando cuidado pra tentar encaixar os desenhos:

carimbitos 14

carimbitos 15

carimbitos 16Eu fiz agora essas fotos, vocês podem ver que não encaixei a baleia bem direitinho, ela poderia ter ficado um pouquinho mais pra cima.  Então você vai testando, testando, até encontrar o jeito certinho de encaixar.

Notem que minha carimbeira rosa está laranja… :) Resultado de uma noite animada de pequenas artistas de 3 a 5 anos aqui em casa (em breve eu posto um pouco sobre essa noite super divertida).

carimbitos 18Como é bacana essa cara da tinta carimbada, né? Não me canso.

carimbitos 22Você pode usar quantas cores quiser.

No caso da galinha, eu usei três cores nos saquinhos e guardanapos, e duas cores nos copos (porque os olhos dos copos foram colados, não carimbados), então foram feitos três carimbinhos diferentes:

carimbitos 07

carimbitos 19

carimbitos 23Enfim, é muito simples, né?

A única parte complicada é o desenho, pra quem não sabe mexer no software ou não tem o conhecimento da técnica.

Mas eu acho que talvez as empresas que fazem carimbos tenham um serviço que ajude quem não conseguir fazer essa parte. Ou mesmo se alguém estiver fazendo a arte da festa pra você, talvez possa te ajudar.

De qualquer forma, eu espero ter esclarecido um pouquinho as dúvidas que tenho recebido, e que você também se anime a personalizar mais um pouquinho da sua festa!

carimbitos 21Ah, algumas dicas:

- Pra carimbar os copinhos, se o seu desenho for larguinho como esses dois da baleia, é preciso ir girando o copo enquanto aplica pressão.  Coloque uma das mãos por dentro do copo para apoiar e carimbe com a outra, com cuidado para não pressionar as bordas do carimbo, que aí pode manchar (mas se manchar um pouco só, aí fica charmosinho, tá?).

- O legal é que os elementos carimbados não fiquem todos iguaizinhos. Se um olho ficar mais baixo ou um bico mais alto do que nos outros copos, tudo bem! Afinal eles foram feitos manualmente, aí é que está a graça. E coloque os que ficarem mais feinhos atrás dos bonitões, garanto que ninguém vai perceber. ;)

- Carimbar copos de papel é tranquilo, e saquinhos de papel também, mas guardanapos… ai, ai, ai… não recomendo, viu? Eu carimbei uns seis e desisti, porque é muito chato e borra demais. Então coloquei os seis na parte de cima da pilha e pronto.

Bom trabalho pra você!

E um ótimo final de semana!!!

Lahna :)

About these ads

38 comentários sobre “como fazer carimbos personalizados

  1. Eu sempre vejo a galera fazendo carimbo de borracha e eu tentei uma vez e o resultado não foi muito bom.. E sempre pensava se num lugar onde fazem carimbos eles não fariam, você acabou com minhas dúvidas, agora já sei q fazer.. Basta saber se onde eu moro fazer, vou procurar!! Obrigada pela dica.

  2. Oi, obrigada pelas dicas, ficaram lindos os carimbos, e o que o mais gostei foi de poder usar cores diferentes, onde você compra essas carimbeiras?

    beijos

    • Está instalado aqui Amanda, esperando eu ter tempo de me aventurar.
      Mas como aprendi no Corel, há 18 anos atrás (abafa!!!), pra mim é super automático.
      Quem sabe um dia tenho tempo pra aprender.
      Um beijo.

  3. Oi Lana! Adorei a idéia, o resultado fica muito fofo! Vc poderia me recomendar uma empresa de carimbos em Curitiba? Bjs

  4. Quero fazer umas eco bags pro meu casamento e queria usar carimbos justamente por ficar mais artesanal, mas tenho que usar tinta pra tecido e Tô com medo de borrar tudo. Vou tentar mesmo assim.

    • Eu já carimbei com tinta pra tecido Rebeca.
      Passe a tinta com pincel no carimbo, com cuidado pra ficar só na parte de alto relevo e uma camada bem fininha.
      Fica lindo demais!!!:)

  5. aahh achei q vc tinha feito o carimbo…vi no google uma vez hehe
    acho mto caro carimbo aki no rio, tem q pensar mto e ser algo q vá usar depois, se não não vale a pena (pelo menos pro meu orçamento.. ;)
    os seus ficaram lindos de morrer..parabéns..

  6. Ha, ha, ha. Crazy stuff. Totally impossível para mim. Ainda bem que tenho uma sis talentosa e gente finíssima. Love you.

  7. Só vc mesmo pra ser tão querida assim e compartilhar todas as tuas ideias! Muito obrigada por seres tão generosa! São poucas as pessoas assim hoje em dia! bjs bjs amei!

  8. Adoro passar por aqui! Tanta coisa linda. Parabéns e obrigada pelos textos e pelas postagens inspiradoras. Uma dica: a Silhouette acabou de lançar um kit DIY para fazer carimbos (clear) e cortar na maquininha. Acho que vai ser ótimo para quem quer fazer projetos como o seu! Beijinhos!

  9. Estou encantada com seu trabalho… tudo lindo! :)
    Queria saber qual a empresa que você encomendou os carimbos?

    Beijos

  10. Encantada com o seu trabalho… muito lindo mesmo! :)
    Você poderia informar qual a empresa que encomendou os carimbos?

    Beijos!

    Marianna

    • Oi Karoline, qualquer tinta específica para tecido. Basta seguir as instruções da embalagem!!! :)
      Abraçaõ.

  11. Do que material é este carimbo? Silicone? Pelo jeito é possível fazer um desenho com detalhes pequenos que eles aparecem… Ficou lindo! Parabéns!!

  12. Desculpe perguntar, mas quanto custou para fazer os carimbos? É una empresa de carimbos especiais ou qualquer fabricante pode fazer? Obrigada e parabéns!!!

  13. Olá,
    Eu gostaria de saber se é muito caro. Eu fiz alguns carimbos em casa em EVA, moldes simples, o resultado é o mesmo que o seu carimbo, por isso pensei que vc fizesse à mão.
    Mas para um resultado mais preciso é legal mandar fazer mesmo… gostaria de saber se é muito caro.

    PS: Adorei o site, já mostrei para meus amigos do trabalho, eles também estão acompanhando suas postagens!

  14. Gostaria de saber se alguém me indica um local para fazer carimbos aqui em SãoPaulo, capital! Não consigo achar nenhum :(

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s